Check-up Vascular

Prevenir é melhor do que remediar, já diria o ditado!

Pensando nisso o check-up vascular veio para se tornar mais uma ferramenta a favor da saúde dos pacientes. Abaixo enumero os motivos que tornam o check-up vascular ferramenta fundamental para prevenção e promoção de saúde.

O que é um check-up vascular?

Trata-se de uma consulta médica com especialista em cirurgia Vascular que procurará por sinais e sintomas além de fatores de risco associados às doenças vasculares.

Será realizado exame clínico minucioso, solicitados exames de sangue e exames de imagem (ultrassom doppler, angiotomografia, ecocardiograma, entre outros)

 

Qual o objetivo?

O principal objetivo é prevenir! As doenças vasculares muitas vezes são silenciosas e podem não manifestar sintomas até que estejam em grau avançado. Assim, identificados os problemas o paciente poderá ser alertado e tomar medidas para reduzir as complicações potenciais, inclusive adotando hábitos de vida saudáveis.

 

Quais os principais fatores de risco?

São fatores de risco para as doenças vasculares: Pressão alta; Diabetes mellitus; Sobrepeso ou Obesidade; Sedentarismo; Colesterol elevado;  Tabagismo; Depressão.

​​

O que o check-up vascular ajuda a prevenir?
– Acidente Vascular Encefálico ( AVE - derrame) – As artérias carótidas (do pescoço) podem estar com placas de colesterol ou cálcio que podem causar o derrame.
– Aneurismas da aorta – São dilatações da aorta que podem eventualmente causar o rompimento do vaso e tem alto potencial de morte. 
– Doença Arterial Obstrutiva Periférica (“má circulação”) – Com o passar do tempo alguns pacientes desenvolvem placas de colesterol e cálcio nas artérias que entopem o vaso causando a má circulação.
– Insuficiência Venosa Crônica – Causa das varizes, edema e feridas nas pernas.
– Trombose venosa profunda – é o entupimento das veias que pode, eventualmente causar a embolia quando o coágulo de sangue se solta do vaso e entope a circulação do pulmão.
– Pé Diabético – complicações do pé de paciente diabético que sofre de má circulação e que em virtude de ferida infectada pode evoluir com gangrena e eventualmente, amputações.

Quando realizar o check-up vascular?
A orientação é que todo paciente portador de fatores de risco para doenças cardíacas e vasculares façam o check-up vascular. Além disso, todos acima de 50 anos devem procurar um Cirurgião Vascular para realizar o check-up vascular.